Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/07/24 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Edição do curso “Moda para Todas” acontece no CPP de São Miguel

Ação usa moda, cultura, arte e autoconhecimento em vivências teóricas e práticas na área de moda sustentável

Em sua segunda edição no sistema prisional paulista, o projeto Moda para Todas, uma iniciativa da Passarela Alternativa, atendeu 12 reclusas do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista nos meses de março e abril de 2024.

O projeto visa dar oportunidades de estudo com certificação para pessoas presas. Para isso a ação usa moda, cultura, arte e autoconhecimento com a intenção de oferecer oportunidades na área de customização sustentável em peças diversificadas de roupas.

O projeto conta com parceiros do porte da Fundação “Armando Álvares Penteado” (FAAP), por meio da FAAP Social, e do Instituto Ação pela Paz (IAP). As aulas foram realizadas nas dependências da instituição de ensino, envolvendo voluntários e equipe técnica, incluindo profissionais da Passarela, totalizando 30 pessoas.

A diretora do CPP, Nívia Seravali, vê com bons olhos a ação de moda no processo de preparação para o retorno ao convício social e familiar. “Os próprios relatos da vivência e experiência das reeducandas demonstram o quanto o curso foi frutífero para o momento atual e de perspectiva futura”, declarou.

Para a presidente fundadora da Passarela Alternativa, Karen Brandoles, o projeto amplia as perspectivas das mulheres estigmatizadas e marginalizadas pela sociedade no acesso a uma oportunidade de ensino de qualidade. Nesse contexto, tanto os alunos quanto os professores da FAAP são impactados pela ação. “Acredito que, se não perdermos a perspectiva de humanidade, sempre vamos inovar, gerando impacto positivo para todos os envolvidos na realização desse projeto”, destacou.

Segundo a diretora executiva do IAP, Solange Senese, o instituto apoia projetos com foco na redução da reincidência criminal no Brasil e 84,5% dos participantes dos programas apoiados no Estado de São Paulo trazem resultados positivos. “Temos observado que além da capacitação profissional, projetos que oferecem atenção psicológica e engajamento social, como o projeto Moda para Todas, apresentam às participantes novas referências e valores que contribuem, concretamente, para sua inclusão social durante e pós-prisão. Desse modo, agradecemos a parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, em especial aos servidores do CPP de São Miguel Paulista pelo estímulo à realização dos projetos”, declarou Solange.

Para Giovanna Puglisi Yoshihara, do setor de Responsabilidade Social da FAAP. Ele projeto propicia a troca e intercâmbio de conhecimentos e está estruturado com aulas teóricas e práticas, oferecidos uma vez por semana, num total de seis encontros. “Para as mulheres que aceitaram participar, acreditamos que encerram o curso com subsídio suficiente para aprofundar-se em corte e costura, gerando cada vez mais oportunidades”, explicou ela.

O sentimento das alunas

Por meio da moda a ação da Passarela Alternativa fez a diferença na vida de reclusas do CPP de São Miguel Paulista. As alunas não economizaram elogios ao projeto.

Para a custodiada D.F. o curso mostrou que mesmo uma pessoa privada de liberdade é capaz de aprender um novo trabalho. “Basta querer. Podemos vencer, conquistar, ir além de nossos sonhos e mostrar a todos que somos mais que vencedoras”, afirmou.

P.B.S. concorda e acrescenta que o ponto alto da ação está justamente na confiança que a equipe deposita em cada aluna. O projeto provou que ela é capaz de aprender o que quiser. “Eu posso e eu consigo”, destacou.

De acordo com F.C.C.S., o fato de reciclar roupas, dando nova vida às peças, foi desafiador e gratificante ao mesmo tempo. “Gostei tanto da experiência que pretendo me aprofundar no tema, até onde for possível, criando não só roupas, mas também acessórios”, disse.

aasassa
Topo