Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/07/24 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Coremetro promove ação de controle da hipertensão para servidores

Os cuidados com a saúde foram realizados de 17 a 21 de junho

Com o objetivo de orientar os servidores da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) sobre os cuidados com a hipertensão arterial, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Grupo Anti-Sinistros (GAS) promoveram uma semana de monitoramento de 17 a 21 de junho.

A nova diretoria da Cipa Coremetro, Francine Poletto Cavallari, Agente de Segurança Penitenciária (ASP), tem como meta em suas próximas ações investir em palestras e campanhas educativas como medidas preventivas que garantam a segurança e o bem-estar dos colaboradores. “A conscientização sobre cuidados com a saúde e as ações proativas são essenciais para evitar acidentes e promover a saúde ocupacional dos servidores”, garantiu.

Nesse sentido, a iniciativa foi divulgada por meio de cartazes nos principais pontos de convivência dos funcionários. Com o compromisso de focar na importância do controle da pressão arterial, a equipe do GAS ofereceu atendimento personalizado a cada participante, fornecendo orientações, sugestões e dicas para a manutenção da saúde cardiovascular.

A atividade reflete o compromisso do Grupo Anti-Sinistros em fomentar os cuidados com a saúde e o bem-estar dos servidores, visando a melhoria da qualidade de vida de todos, aprimorar a produtividade e reduzir os afastamentos por motivo de doenças.

Como primeira medida, a parceria Cipa e GAS optou por entender a realidade dos servidores da Coremetro, tendo como ponto de partida a aferição da pressão arterial. Segundo um dos integrantes do GAS, o ASP Anderson Lima, a hipertensão é uma doença silenciosa que pode afetar o funcionamento do coração, facilitando o aparecimento de doenças cardiorrespiratórias.

Na ação, foram aferidas a pressão de cerca de 60 servidores interessados, por um período de cinco dias. Dependendo de cada caso, a iniciativa funcionou como um aconselhamento para buscar ajuda médica. Para Marcelo Nunes, ASP, outro membro do GAS, a adesão do funcionário foi voluntária e a continuidade do tratamento é de inteira responsabilidade de cada pessoa.

Adesão dos servidores

A ação de aferição da pressão arterial foi bem recebida pelos servidores da Coremetro. Para Glenda Fernanda Valini Gomes, oficial administrativo, por exemplo, o hábito simples de controle pode prevenir muitas complicações em relação à saúde.

O mesmo pensa José Francisco Xavier, ASP, que classificou como importante o acompanhamento da equipe do GAS. “Já estou com consulta marcada com clínico geral para avaliação”, destacou.

Sonia Regina Leite, oficial administrativo, também aprovou o projeto da Cipa. Ela relatou que já faz uso de medicamentos diários para o controle da pressão, contudo o atendimento oferecido aos servidores indicou alguns picos que serviram de alerta para ela procurar atendimento médico especializado. “Espero que essa ação seja frequente”, pontuou.

Para Marco Monteiro, oficial administrativo, cuidar da saúde é essencial: “O corpo é o nosso maior patrimônio”.

Informação importante

A pressão arterial sistêmica é um dado compreendido como sinal vital de significativa importância para manutenção da saúde. Segundo dados da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, cerca de 400 mil pessoas morreram em 2022 no Brasil por problemas cardiovasculares.

Os valores pressóricos considerados como pré-hipertensão pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são os que se encontram a partir de 140 mmHg x 90 mmHg e os valores ideais são os registrados em 120 mmHg x 80 mmHg. No entanto, podemos considerar esses como valores de referência, uma vez que cada indivíduo apresentará um valor próprio.

aasassa
Topo