19/07/24 | Alexandre Cairo - CSSP  | 
Compartilhe     
    
    
    
As atividades promoveram o desenvolvimento do vínculo afetivo entre os pacientes
Clique para ver mais fotos
Pressione para ver mais fotos
Palestras, interatividade e apresentação musical dos membros da Igreja da Graça
O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico I (HCTP) de Franco da Rocha, da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), com a Igreja da Comunidade da Graça e em parceria com a ONG Passarela Alternativa, desenvolveu o projeto “RECOMEÇOS” que teve como objetivo promover rodas de conversa, arte, leitura de histórias, musicalização, apresentação teatral, dança, além da escrita que possibilitaram a interação presencial entre os membros voluntários gerando um vínculo de afeto para ambos, voluntários e pacientes.
O projeto teve como proposta fortalecer a autoestima, trabalhar o luto, o bem-estar, o amor-próprio e recomeço por meio da religião exercendo a empatia e a prática caridosa. As atividades foram realizadas no período de outubro de 2023 a abril de 2024.
Os resultados dessas ações se traduziram em muitas contribuições, como por exemplo: A evolução dos tratamentos terapêuticos ocasionando em desinternações e o retorno destas pacientes ao meio social.
Deste o início do projeto, foram beneficiadas 24 mulheres com a Desinternação Condicional ou Ambulatorial, e atualmente 13 custodiadas obtiveram laudos favoráveis para desinternação aguardando homologação judicial.
Ao todo, 304 atendimentos na unidade feminina foram realizados.