06/08/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  | 
Compartilhe     
    
    
    
Desde o início do convênio, foram cerca de 18 mil capacitados em todo o estado
Somente no primeiro semestre de 2024, foram quase 10 mil reeducandos capacitados
Foram 500 formandas em cursos como Confeitaria, Pintura Predial e Salgados para Festa
No último dia 2 de agosto foi realizada a quarta formatura da Universal nos Presídios (UNP) na Penitenciária Feminina Sant´Ana (PFS). Foram 500 formandas em cursos de Confeitaria, Pintura Predial, Salgados para Festa, Introdução à Elétrica, Preparatório para Bombeiro Civil, Cabelereiro, Maquiagem, Secretariado, Empreendedorismo, Empregabilidade, Brigadeiro Gourmet e Recepcionista. A formatura celebrou mais uma etapa do convênio firmado entre a SAP e a UNP.
Assim como na PFS, foram realizadas diversas formaturas em presídios de todo o estado. Somente no primeiro semestre de 2024, foram quase 10 mil reeducandos capacitados. Desde o início do convênio, assinado em fevereiro de 2023, aproximadamente 18 mil reedudandos se formaram em cursos promovidos pela UNP.
O pastor Clodoaldo Rocha, Coordenador Nacional da Universal nos Presídios, destacou que “a mudança de vida começa aqui dentro (...) por isso a UNP está dentro de todos os presídios em todo o território brasileiro, para levar a palavra que transforma”.
A cerimônia teve um tom de despedida para a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Carolina Passos Branquinho Maracajá. A partir da próxima execução, em setembro, a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) irá assumir a gestão do convênio.
“Desejamos que esta parceria continue a crescer e a se fortalecer, para que possamos transformar ainda mais vidas e construir uma sociedade mais justa e acolhedora”, ressaltou a Coordenadora.
Presente à cerimônia, o diretor da unidade prisional, Osvaldo Martins Bueno, destacou que os cursos “não se limitam a oferecer habilidades técnicas, mas buscam proporcionar uma base sólida para um novo começo”. E acrescentou que “acreditamos fortemente que a educação e a capacitação são ferramentas poderosas para superar dificuldades”.
Também estiveram presentes, além das autoridades já citadas: a deputada estadual Edna Macedo; o coordenador das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, Antônio José de Almeida; Diego Ferracini Lacerda, diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE); representando os professores no dispositivo de honra, a professora de brigadeiro e confeitaria, Paula Rocha.