Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/08/24 | Caio Daniel - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CQVidass Noroeste realiza exames de hepatites B e C em servidores

Além da aplicação dos testes rápidos, os participantes receberam orientações de uma enfermeira

O Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) Noroeste promoveu, entre os dias 25 e 31 de julho, uma ação voltada aos funcionários da sede da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN): a realização de exames de hepatites B e C. A medida preventiva visa identificar possíveis infecções e garantir o bem-estar dos servidores.

A ação é uma iniciativa do Julho Amarelo, mês de combate as hepatites virais – infecções que atingem o fígado. Suas complicações podem provocar 1,4 milhão de mortes no mundo a cada ano, informa a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além da aplicação dos testes rápidos, os participantes receberam orientações da enfermeira do CQViddass, Juliana de Oliveira Storio, acerca dos cuidados preventivos, como a prática de atividades físicas e alimentação balanceadas. “As hepatites virais são um grave problema de saúde pública. São infecções que atingem o fígado causando alterações leves, moderadas ou graves e que, quando diagnosticadas de forma tardia, podem apresentar complicações como cirrose e câncer de fígado”, explica a profissional.

Dentre os sintomas estão: cansaço, febre, mal-estar, dor abdominal e olhos amarelados. “É muito importante que qualquer sinal seja investigado por um médico para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Em caso de resultado reagente nos testes rápidos, deve-se proceder com a solicitação de exames complementares, como o teste molecular”, ensina a enfermeira.

Saúde e bem-estar

Pelo menos 75 funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), entre agentes de segurança e administrativos, fizeram os testes rápidos visando a prevenção das hepatites virais e a promoção à saúde e ao bem-estar.

A atividade contou com apoio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da CRN.

aasassa
Topo