Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/08/24 | Assessoria de Imprensa - SAP e Portal do Governo  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Saúde Digital amplia atendimento à população privada de liberdade

Iniciativa aumentou em mais de 650% o número de atendimentos realizados por telemedicina a presos

Nesta segunda, 19/08, foi lançado o maior programa de saúde digital da rede pública do estado de São Paulo. A iniciativa do governo paulista abrange o TeleSAP, garantindo o atendimento à população privada de liberdade, e ainda expande o atendimento de especialistas para essa população pelo AME+ Digital.

O anúncio ocorreu durante a inauguração do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado, instalado no Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas, na capital paulista. O espaço, que reúne tecnologia de ponta e profissionais de saúde em diversas áreas, será responsável em coordenar todas as políticas públicas em saúde digital.

O TeleSAP migrou para a nova plataforma do Saúde Digital ainda em junho e já alcançou em pouco mais de dois meses números expressivos: de 11/06 a 07/08, mais de 1,3 mil pessoas privadas de liberdade foram atendidas, com 1,5 mil teleatendimentos em 26 unidades prisionais.

Nesse período, a agenda de teleconsultas disponibilizada teve uma taxa de ocupação de 95% e índice de resolutividade de 84%, abrangendo as especialidades de cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, infectologia, hematologia, nefrologia, neurologia, ortopedia e psiquiatria.

Por meio do AME + Digital, foram atendidos, a partir de 19/06, 414 custodiados, num total de 425 atendimentos. Considerando as duas novas iniciativas em saúde digital implementadas em 2024, tivemos um total de 1.867 atendimentos para 1.737 privados de liberdade.

Em relação a fase anterior do TeleSAP, houve um aumento de mais de 650% no número de atendimentos realizados por telemedicina. No modelo antigo, em média, eram realizados 140 atendimentos por mês, enquanto no modelo atual do projeto de inovação em saúde digital, que contempla as iniciativas TeleSAP e AME+Digital, foram realizados 933 atendimentos ao mês.

Levantamento aponta ainda que já foram economizados mais de 2,4 milhões de reais com custos de deslocamento e escolta de presos para atendimento de saúde, além do aumento da segurança da população.

O Secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, esteve presente no lançamento do Saúde Digital, que contou com as presenças do Governador Tarcísio de Freitas, e dos secretários estaduais Eleuses Paiva (Saúde), Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação), do presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, e outras autoridades do setor de saúde.

A SAP também esteve representada por meio da Diretora do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional, Simone Pacheco Gomide da Silva, além dos diretores regionais de Saúde da população prisional: Rita de Cassia Mauerwerk Perri, Adriana Albuquerque Amaro, Alexandre Lazinho dos Santos e Vilma Maria da Cunha Leite; dos diretores dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTPs) Luiz Henrique Negrão, Luciana Corradine Nabas Candotta e Adriano César Maldonado, respectivamente dos HCTPs I e II de Franco da Rocha e HCTP de Taubaté; representando o Grupo de Relações Institucionais da Coordenadoria de Saúde, Orlito Luiz dos Santos Júnior.

aasassa
Topo