26/08/24 | Sonia Pestana - Coremetro  | 
Compartilhe     
    
    
    
Evento tradicional proporcionou momentos de alegria às reclusas da Penitenciária Feminina Sant’Ana
As tradicionais festas juninas, ou julinas, também tiveram lugar na Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS). Nos dias 13 e 14 de julho as ações de cidadania envolveram as reclusas do estabelecimento penal em danças e brincadeiras típicas. A iniciativa contou com o apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, da Secretaria da Administração Penitenciária.
De acordo com o diretor geral da PFS, Osvaldo Martins Bueno, a ação foi feita para dar um pouco de encorajamento e alegria às reclusas que se encontram isoladas na unidade.
A festa foi planejada pela própria unidade, desde a realização da quadrilha, vestimenta e alimentação. Os ensaios das costumeiras danças foram feitos com um mês de antecedência e envolveram todas as reeducandas da penitenciária.
A ação contou também com parceiros importantes para a realização das festividades, a exemplo do Núcleo de Educação da PFS, que disponibilizou materiais básicos para a decoração, além de vestimentas típicas, como chapéu, trajes de noiva, calças, camisas masculinas e gravatas. O evento recebeu ainda o apoio prático da professora de corte e costura da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) e de uma empresa instalada no estabelecimento penal que forneceu retalhos variados para a customização das roupas típicas.