Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/08/24 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornadas da Cidadania mobilizam população carcerária em ações de reintegração social

Durante o mês de julho foram registradas cinco Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda em unidades prisionais da região Oeste do Estado de São Paulo. No período, as atividades mobilizaram a população carcerária em ações que enfatizaram a ressocialização.

A Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda é uma ação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste).

O principal objetivo da ação é oferecer aos custodiados um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de atividades com o suporte necessário para o retorno à vida em liberdade. Na Croeste, o calendário das Jornadas deste ano começou em fevereiro e se estenderá até dezembro.

Penitenciária de Prudente

A Penitenciária “Wellington Rodrigo Segura” de Presidente Prudente realizou sua 7ª Jornada da Cidadania em julho. Neste ano, o evento contou com apoio de 24 voluntários das mais variadas áreas profissionais, que atenderam a população carcerária.

Foram realizados atendimentos como emissão de documentos, atendimentos jurídicos, palestras e participações em atividades de orientações.

Mais uma vez, neste ano, houve a participação do Projeto Amor que Cura, com objetivo de levar vários serviços às comunidades, como atendimentos em saúde e orientação espiritual.

Presidente Bernardes

Na Penitenciária de Presidente Bernardes ocorreu a 7ª edição da Jornada da Cidadania. A programação contou com apresentação do coral formado pelos reeducandos e também de peça teatral. Vários atendimentos de saúde foram registrados no período, além de palestras direcionadas aos detentos, com os temas “Medicamentos em geral”, “Empregabilidade”, “Programa de Trabalho em equipe”, “Abuso de drogas e suas consequências”.

Houve, ainda, o curso “Comportamento Empreendedor” oferecido pelo Sebrae aos sentenciados da unidade.

CDP de Lavínia

O Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Claudio Chaves do Nascimento” de Lavínia realizou sua 3ª Jornada da Cidadania. Palestra ministrada pela assistente social da CAEF de Araçatuba, Lenilda Salvador Pugina, teve como tema “Trabalho desenvolvido pelas CAEF’S”. Na área de Saúde, foram desenvolvidas várias atividades, como aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, realização de teste rápido de HIV e Sífilis e Baciloscopia de escarro para detecção de tuberculose.

Foram apresentados trabalhos manuais em parceria com a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) e empresas privadas, palestra sobre “Empregabilidade”, com Fernando Gusella e palestra com o tema “Saúde Mental”, proferida por Luciano Velame.

Penitenciária de Marabá Paulista

Na Penitenciária de Marabá Paulista, a Jornada da Cidadania buscou oferecer à população carcerária atividades que proporcionam condições para o desenvolvimento pessoal, melhoria da autoestima, capacitação profissional, além da emissão de documentos pessoais, dando a eles condições para estudar, trabalhar, prestar exames públicos e, consequentemente, contribuir também para remição da pena oriunda do trabalho e educação.

A realização do evento contou com parceria da equipe de saúde da unidade e a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal para promover aos privados de liberdade orientações sobre saúde mental, saúde bucal, infecções sexualmente transmissíveis, cuidados com a pele e higiene pessoal. A população carcerária participou de exames médicos com medição de glicemia, frequência cardíaca, aferição de pressão arterial, testes rápidos para diagnóstico de HIV, Hepatite C, Hepatite B, Sífilis e coleta de escarro em sintomáticos respiratórios para detectar casos de tuberculose.

Também foram realizadas palestras motivacionais, além de emissão de documentos. Os reeducandos receberam orientações sobre as ações desenvolvidas, que contribuem no processo de reinserção do egresso na sociedade; orientação sobre empregabilidade, visando a conquista, inserção e como se manter no mercado de trabalho; participaram de oficina de leitura, atendimentos jurídicos e informações sobre execução de penas, lapsos para benefícios e Exame Criminológico.

Penitenciária de Lucélia

A 6ª Jornada de Cidadania na Penitenciária de Lucélia contou com diversas atividades relacionadas à saúde, atendimento jurídico, cultura e conhecimento. Nas palestras aplicadas, foram abordados os temas “Empreendedorismo e Novos Rumos”; “Motivacional”; “Preparação para a Liberdade”; “Vícios químicos e comportamentais”; além da exibição do filme “Homem de Deus”, Procedimentos estéticos para a população LGBTQIA+; Oficina de Zine confecção e exposição de artesanatos e palestra com o Sebrae.

O que são as Jornadas?

As Jornadas são eventos realizados em Unidades Prisionais de todo o Estado, onde reeducandos têm acesso a diversos atendimentos. Entre eles podemos citar a emissão de documentos, atendimentos médicos e de saúde em geral, assistência jurídica e social, além de palestras e eventos culturais.

aasassa
Topo