17/09/24 | Vivaine Henriques - Croeste  | 
Compartilhe     
    
    
    
O espaço possuí acervo com 3.719 obras literárias e sua infraestrutura também permitirá a oferta de cursos para as reeducandas
Clique para ver mais fotos
Pressione para ver mais fotos
Descerramento da placa inaugurativa da Sala da Liberdade do CR de Rio Preto
A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), entregou mais um espaço de leitura do projeto “Salas da Liberdade”. A unidade contemplada foi o Centro de Ressocialização Feminino de São José do Rio Preto.
O projeto tem como objetivo otimizar os espaços físicos destinados às atividades de leitura no sistema prisional paulista. A cerimônia de inauguração da sala aconteceu no dia 22 de agosto e contou com a presença da Superintendente de Atendimento e Promoção Humana da Funap, Eunice Rosa Godinho.
De acordo com a Diretora Técnica II do CRF, Carla Rossini, o espaço conta com cerca de 72 metros quadrados e foi revitalizado, otimizado e equipado pela Funap. “Será plenamente utilizado pelas reeducandas para acesso ao acervo de 3.719 obras literárias, bem como participação em cursos de qualificação profissional e aulas do ensino formal”, explicou.
O novo local possibilita às pessoas privadas de liberdade a garantia do direito às práticas sociais educativas de natureza cultural, por meio do acesso ao acervo literário disponível.
A Superintendente da Funap enfatizou que a Sala da Liberdade, inaugurada no Centro de Ressocialização terá bom uso e fomentará o gosto pela leitura. “Contribuirá para com o enriquecimento intelectual, preenchimento do tempo livre e fortalecimento da autoestima e disposição das reeducandas. Ler é viajar no tempo”, declarou Eunice Godinho.
A Funap equipou a Sala de Leitura com estantes, carrinhos de livros, mesas e cadeiras adequadas para discussões qualificadas sobre as obras literárias durante mediações.