Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

25/09/24 | Janio Soares – Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Pacientes lançam novo livro no HCTP I de Franco da Rocha

Um sarau protagonizado pelas autoras com citações de poemas da obra marcou o lançamento

O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) I de Franco da Rocha foi palco para o lançamento do livro “Mostra a sua Cara”, escrito pelas pacientes como resultado da parceria do hospital com o Coletivo Poetas do Tietê, que fomentou o “projeto Libertarte” trabalhando com as pacientes do local. O projeto tem o objetivo de incentivar a leitura e a expressão artística e literária entre mulheres em cumprimento de tratamento em medida de segurança. Os encontros são semanais, com a participação ativa das pacientes no intuito de desenvolver a autonomia, autoestima e promover o combate ao preconceito às mulheres internadas no local.

Esse novo livro marca a continuidade do trabalho realizado com o coletivo que resultou no lançamento de um primeiro trabalho no ano passado, o livro “Somos Todas Carolinas”, inspirado na vida e obra literária da escritora negra Carolina Maria de Jesus.

O novo trabalho das pacientes, o livro “Mostra a sua Cara”, tem inspiração na vida e obra de Tarsila do Amaral, Carmen Miranda e Elza Soares. Os textos escritos por 19 pacientes femininas transformaram as dores vividas, os sofrimentos, a distância dos familiares, a internação, a saudade e a esperança em poemas. Desse projeto, resultaram também três edições de uma revista com o título “Poesia sem medo”.

Um sarau com 11 das 19 pacientes autoras do livro marcou a cerimônia de lançamento, com diversas ações em interação com o público presente. As autoras encenaram situações de seu cotidiano no HCTP com citações de poemas que constam na obra, com menções a saudade de familiares, e em homenagem a pacientes que já obtiveram alta ou faleceram.

As declamações foram acompanhadas de sons de instrumentos como tambor e pandeiro, marcando a entonação de cada poema. Compondo a plateia, além dos convidados, estavam todas as pacientes da ala feminina do hospital.

Frutos

Na abertura da celebração, o diretor do HCTP I de Franco da Rocha, Luiz Henrique Negrão, exaltou a parceria com o Coletivo Poetas do Tietê e frisou que o livro não apenas valoriza a expressão artística, mas também promove a autoestima e o desenvolvimento pessoal das mulheres envolvidas.

O diretor destacou que o trabalho humanizado realizado pela equipe do hospital e entidades parceiras tem dado frutos, já receberam alta com a concessão de liberdade 116 pacientes da ala feminina desde 2021. Negrão salientou que, após a liberdade, o retorno das pacientes para o HCTP é em média de 0,3% das que receberam alta.

“Neste ano, são 26 pacientes que estão sendo reavaliadas para desinternação novamente. Estamos muito felizes com os trabalhos realizados aqui. Nós acreditamos que muitas de vocês podem ser desinternadas”, ressaltou o diretor Luiz Negrão, dirigindo-se às pacientes.

Maria Cecília Lourenço, do Coletivo Poetas do Tietê, durante o sarau, pediu que o público olhasse nos olhos das pacientes e prestasse atenção em seus textos que seriam apresentados ali, pois dizia sobre a vida, a luta e a esperança dessas mulheres.

O lançamento do livro ocorreu na ala feminina do HCTP I de Franco da Rocha, no dia 2, reuniu público diverso e contou com a presença de autoridades convidadas: a juíza de Direito, Luciana Netto Rigoni, do Departamento Estadual de Execuções Criminais (Deecrim) da 4ª Região Administrativa Judiciária – Campinas; a médica, Marizete Peixoto Medeiros, da Coordenadoria de Planejamento de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde; o diretor do HCTP de Taubaté, Adriano César Maldonado, a diretora HCTP II de Franco da Rocha, Luciana Corradine Nabas Candotta, o diretor CPP de Franco da Rocha, Eduardo Vilas Boas, e a equipe do Coletivo Poetas do Tietê e representantes da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” - Funap.

aasassa
Topo