25/09/24 | Augusto Biason - CRSC  | 
Compartilhe     
    
    
    
Iniciativa da CRSC em parceria com ONG visa promover a reintegração social através de desenvolvimento pessoal e capacitação profissional
Clique para ampliar
Autoridades presentes na formatura destacam a importância de projetos de reintegração social para o desenvolvimento dos reeducandos e sua inclusão na sociedade
O curso Reflexões da Liberdade é uma iniciativa que promove competências pessoais e profissionais, incentivando a reintegração dos participantes no mercado de trabalho
O Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra realizou a cerimônia de formatura do curso “Reflexões da Liberdade”. O curso, que contou com a formação de dez reeducandos, foi realizado atendendo ao plano de trabalho desenvolvido através do acordo de cooperação celebrado entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), e a ONG Reflexões da Liberdade.
O projeto busca fortalecer a inclusão, a ética e a humanidade por meio de dinâmicas e diálogos, desenvolvendo vivências através de instrumentais e ferramentas. Além disso, promove mobilização e ação, incentivando a participação e o engajamento de professores, alunos e servidores como agentes de mudança.
O convênio teve como gestor, até o momento, o Centro de Políticas Específicas (CPE), do Grupo de Ações de Reintegração Social (GARS), e visa promover o desenvolvimento social dos reeducandos do regime fechado, facilitando a integração para o retorno ao mercado de trabalho.
O programa consistiu em 12 encontros, que abordaram diversas temáticas, como o desenvolvimento de competências emocionais, desenvolvimento da cultura de paz, diálogos na prisão e capacitação profissional com parceiros, além do encerramento com ação social e entrega de certificados.
O objetivo geral do curso foi quebrar o ciclo da criminalidade, removendo barreiras sociais e oferecendo oportunidades concretas para indivíduos que cumpriram pena no sistema prisional. O programa proporciona apoio integral, incluindo atividades de desenvolvimento pessoal, cidadania, oportunidades de renda lícita, apoio jurídico e parcerias para a sustentabilidade do projeto.
A cerimônia de formatura , realizada em 10 de julho, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Coordenador de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, Antônio José de Almeida, a Diretora do CPE, Claudia Raulino, o Diretor substituto do Grupo de Relações Institucionais, Rafael Santos, o Diretor Técnico III do CDP, Roberto Yokio Mitsuhashi, o Diretor de Segurança e Disciplina, Fernando de Oliveira Ferreira, e o representante do Reflexões da Liberdade, Emerson Ferreira.
Claudia Raulino destacou que o curso não apenas capacita os formandos, mas permite que eles participem na construção de um futuro melhor. “A maneira mais eficaz de se quebrar os paradigmas de preconceito em relação à pessoa em conflito com a justiça é possibilitar que elas recorram a suas habilidades ou aproveitem novas oportunidades”, reforçou a Diretora do CPE.
A parceria com o Reflexões da Liberdade demonstra o compromisso da SAP em se manter conectada com os avanços de conceitos da efetiva reintegração social, que se expandem para o campo da mente e espírito. Assim, incentiva a autoconsciência e a autonomia, elementos cruciais para a reconstrução de trajetórias, destacando a importância da colaboração contínua na promoção da cidadania.
Novas parcerias
Instituições interessadas em colaborar com a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) para projetos de reintegração e desenvolvimento social podem entrar em contato através do email reintegracaosocial@sp.gov.br