26/09/24 | Vivaine Henriques - Croeste  | 
Compartilhe     
    
    
    
As atividades destacaram a necessidade de diálogo e busca de ajuda em momentos difíceis
Psicóloga e assistente social proferiram palestra para reeducandas na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista
Ações também se estendem para servidores do presídio feminino
A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, subordinada à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), tem desenvolvido neste mês, ações direcionadas a servidores e população carcerária sobre a importância da conscientização sobre a saúde mental.
As atividades acontecem em alusão ao “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), formada por servidores da unidade, programou a exibição de cartazes e vídeos, acerca do tema, destacando a necessidade de diálogo e busca de ajuda em momentos difíceis.
Por meio do convênio da Faculdade Toledo e Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP), uma psicóloga e uma assistente social realizaram palestras com reeducandas custodiadas no presídio.
Essa parceria oferece assistência jurídica para reeducandas da unidade e recentemente também foi disponibilizado psicologia e serviço social.
A campanha
De acordo com o portal setembroamarelo.org.br, a campanha é um movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio, idealizada em 2014 por diversas entidades, entre elas o Centro de Valorização da Vida (CVV), teve sua primeira edição em 2015. A cor amarela é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Serviço
O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. Todas as formas de acesso podem ser conferidas no site https://cvv.org.br/.