17/10/24 | Janio Soares - Assessoria de Imprensa - SAP  | 
Compartilhe     
    
    
    
O COP Internacional 2024 tem a entrada gratuita para policiais
Clique para ver mais fotos
Pressione para ver mais fotos
Secretário Marcello Streifinger discursa na abertura do Congresso de Operações Policiais ladeado por autoridades de todo o país
A Secretaria da Administração Penitenciária participa pela primeira vez do Congresso de Operações Policiais – COP Internacional, realizado entre os dias 16 e 18, no São Paulo Expo, com entrada gratuita para policiais, inclusive Agentes Penitenciários. O evento reúne autoridades de segurança pública e administração penitenciária de todo o país, os quais participam de reuniões e painéis sobre temas relacionados às respectivas áreas de atuação.
As forças de segurança do Estado participam do COP com a exposição de veículos, tecnologias e recursos adotados no cotidiano de cada instituição. No local, também ocorre a exposição de equipamentos de defesa e aparatos de segurança pública com estandes de empresas nacionais e representantes internacionais de fabricantes e fornecedores desses equipamentos.
No estande da SAP são apresentados equipamentos e soluções desenvolvidos pelos próprios servidores, como cela automatizada, robô para infiltração e ferramental utilizado na contenção de motins. São expostos modelos de armamentos, munições não letais, espargidores, granadas e aparelho antidrone. A Pasta também expõe viaturas utilizadas pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e na escolta e transporte de custodiados.
Na exposição, Agentes Penitenciários do GIR e de Escolta e Vigilância explicam o funcionamento dos equipamentos. Ainda há exibição de vídeos com o treinamento e operações realizadas durante motins e rebeliões.
Abertura
Na abertura da COP Internacional, realizada ontem (16), o Coronel Marcello Streifinger, Secretário da Administração Penitenciária, ressaltou se tratar de um evento único que congrega a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, os conselhos de cada um deles, os conselhos de secretários de Segurança Pública e Administração Penitenciária.
“Vamos aproveitar esse evento para trocar experiências, para conhecer novos equipamentos, conhecer as experiências de outros estados e enriquecer a nossa experiência profissional, especialmente a Polícia Penal, que vem se estruturando como uma instituição de Estado e aproveitando essa oportunidade para se bem-afirmar e autoafirmar e progredir tanto profissionalmente quanto tecnicamente”, destacou o Coronel Streifinger.